Pular para o conteúdo principal

Igreja comercial e a Igreja Missionária, qual escolher?

A igreja cristã hoje está se dividindo em duas vias distintas: a Igreja Comercial e a Igreja Missionária. Dois rumos completamente opostos na pregação do Evangelho de Jesus. Conheça melhor as suas escolhas:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 11 de Maço de 2013 - 09:22 GMT-3

   O evangelho de Cristo tem sido pregado à todas as nações e a igreja tem sofrido profundas transformações à contar dos primeiros anos de vida da chamada "Era Cristã". A igreja brasileira tem sido fortemente influenciada pela igreja americana ao longo de pelo menos 50 anos. Anos antes a igreja britânica exercia maior influência, e esta influência durou cerca de 150 anos. Hoje a Igreja americana sofre dramática falência e a culpa desta tragédia tem sido a capitalização generalizada de todos os valores éticos, sociais, morais e espirituais no país.  O "Efeito Dominó" tem sido notado no Brasil com claro retardamento de 10 anos. Mesmo assim, a igreja brasileira caminha para o mesmo estágio que a igreja dos EUA viveu na era pós "Jimmy Swegart".

A igreja eletrônica

   O Pastor Jimmy Swegart, que liderou a audiência televisiva evangélica em todo o mundo durante a década de 80, foi o ícone de uma era que poderia se considerar o cume da igreja cristã na América do Norte. Em 1988, o Pastor Jimmy Swegart foi flagrado com uma prostituta num motel no Texas e sua carreira só não terminou porque teve coragem de se apresentar diante das câmeras de todo o mundo e confessar seu erro e pedir internacionalmente o perdão à Deus e à igreja cristã expectadora.


   Esta história triste e angustiante parece ter sido um fato isolado na vida de um homem dedicado à obra de Deus, correto? Errado! Com a queda pública do maior ícone da igreja pentecostal no mundo, a perseguição do governo americano sobre seu ministério e o enfraquecimento da fé de trilhões de pessoas que deixaram o convívio de suas igrejas para assistir aos cultos da "Cruzada Jimmy Swegart" que era transmitido pela TV todos os sábados pela manhã e em determinada época passou a ser transmitido nas manhãs de domingo em alguns estados brasileiros. Estava iniciada a era da Igreja Eletrônica no Brasil.

   Desde então os cultos eletrônicos passaram a ter maior valor e as igrejas que investiam mais em locações de espaços televisivos, passou a ter maior status e maior número de adeptos, dízimos e ofertas, entre outros benefícios. Esta se tornou a verdadeira corrida pela audiência cristã e aumentou o fluxo de pessoas que migram de igreja em igreja, de acordo com a qualidade de suas programações televisionadas!
   A maioria destas igrejas acabaram se tornando empresas e passaram a oferecer todo tipo de produtos que atendiam a necessidade do povo de Deus. Multiplicaram-se as chamadas "Igrejas-empresas", com estúdios próprios de TV, Rádio, gráfica, editora, gravadora, livrarias e até hospitais.  Estas igrejas investiram em infra-estruturas como ar-condicionados, poltronas acolchoadas, equipes profissionais de filmagem, e um gigantesco corpo de pastores auxiliares e obreiros, para atender ao grande número dos que buscam socorro espiritual, emocional e físico. Mas com o passar da última década, estas "igrejas-empresas" também cresceram em escândalos e em "merchandising", transformando as ovelhas em nada mais que "público consumidor".

   Por outro lado há no meio cristão pequenas igrejas. Lotadas com seus 30 membros em média, cujas reuniões são quase que anônimas e suas atividades quase nunca são notadas. Muitos destes pastores, são vistos como iniciantes, mas a verdade é que nestas pequenas igrejas há um grande número de obreiros e pastores que decidiram "não se contaminar com os manjares" desta terra, e buscaram viver e morrer para pregar um evangelho genuíno, sem máculas e sem distorções comerciais. Muitas destas igrejas não conseguem pagar suas próprias despesas, mas seus pastores e obreiros utilizam seus salários para mantê-las!  Lá, pessoas simples, humildes e carentes encontram maior apoio espiritual e maior envolvimento da igreja. São muitas destas pequenas igrejas que estão perto da casa dos que mais precisam e estão sempre prontas para abençoar a vida daqueles que buscam desesperados por uma orientação e até mesmo uma ajuda humanitária. Igrejas e pastores apaixonados que são capazes de vender as roupas que usam para manter centros de recuperação de viciados, prostitutos e prostitutas, abrigos para quem não tem casa e viúvas e viúvos isolados ou rejeitados pelos familiares.

   São nestas pequenas células do corpo de Cristo, que é possível encontrar seus pastores seu terno amassado e as vezes um pouco sujo de graxa da velha Kombi da igreja, e suas ovelhas nas praças públicas, nos guetos e becos, tentando resgatar almas e vidas das mãos do inferno. Enquanto que a maioria das igrejas televisivas vivem para arregimentar membros de muitas igrejas que não podem oferecer um culto confortável com ar-condicionados, poltronas reclináveis, maquininhas de cartões, estacionamentos próprios cobertos e sistemas de TV com transmissão em tempo real.

  Então se você entende que este texto não visa generalizar nem radicalizar para qualquer dos lados, vai perceber que as escolhas na verdade, são apenas duas (na maioria das vezes).

   Há quem diga que a igreja de hoje é puro comércio. Mas posso afirmar que apesar de muitos pastores terem se influenciado na falida igreja americana para estabelecer seu próprio ministério, há igrejas cujos pastores se influenciam na milenar igreja de Jerusalém, para construir suas bases e princípios de conduta sacerdotal. Eu acredito neles, porque posso citar um monte de nomes e endereços dos quais me orgulho de ter conhecido e de conhecê-los à cada novo dia!

   Efeito "Jimmy Swegart"

   É claro que quando se trata de seres humanos, não há qualquer lógica em exigirmos que as pessoas sejam perfeitas, porque na verdade e sem demagogias, ninguém conhece um ser humano perfeito sequer! Não importa a profissão, o religião, a formação e muito menos a posição social. 100% dos homens e mulheres desta planeta estão próximos de cometer erros, se deixar levar por provocações humanas ou perder a noção da realidade; ou mesmo de trocar a dura vida do evangelismo cristão, pela confortável e fácil vida do evangelho comercial! Vender coisas que possuem o nome de Jesus não nos faz servos de Jesus, se não somos compromissados com ele. E independente do quanto de dinheiro eu ou você possamos ganhar nesta vida, toda esta fortuna ficará entregue às traças e provavelmente será a causa de muitas guerras familiares e disputas que dividirão seu ministério em muitas partes, no seu primeiro sinal de debilidade física!

   Então no fim de tudo só nos restará saber se durante nossa existência cumprimos nosso dever, ou nos assemelhamos aos servos infiéis ( Mateus 25: 14-30) que enterraram seus talentos para que não fossem roubados (ou para não compartilhá-los com os que precisavam). Viver para vender orações, livros, bíblias, e souvenires da Cruz de Cristo não nos faz mais cristãos. Este pequeno valor monetário pode ajudar apenas materialmente e temporariamente, mas o evangelho de cristo não se resume nisto. Há um mundo de felicidade e libertação a ser promovido, e nossas escolhas podem fazer com que milhares de vidas carentes no mundo permaneçam carentes... Ou não! Qual é o evangelho que você escolhe? Prefere vender sua alma por umas moedas de prata? Trocar sua vida com Deus e a felicidade de milhares e milhares de vidas por um prato de lentilhas?

Você pode gostar disto:

   Ouça o programa "O Senhor da Seara" na internet ou sintonize na Rádio Continental AM 1520 de segunda a sexta das 16:00 as 16:30  e no sábado das 15:00 as 15:30 (GMT-3).

   Pedidos de Oração podem ser feitos ao vivo no twitter: "PedidosdeOracao" na página do Facebook: "Pedidos de Oração".

   Leia ainda:  "Momentos de angústia, desafio e sofrimento exigem muita oração.

O mundo é cruel e a vida é um desafio sobre-humano para a maioria das pessoas que aqui vive. Não há nada mais poderoso que a oração. Ela eleva a fé, a autoestima e a coragem para vencer os desafios mais "intransponíveis". - Saulo valley Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saulo Valley: Álbum romântico com sucessos conhecidos pelo público evangélico.

Saulo Valley está enclausurado em seu estúdio produzindo seu mais novo projeto intitulado "Pedaços De Um Coração". O novo álbum  é recheado de músicas de ocasião. Músicas que tratam o profundo sentimento de amor entre pais, filhos, namorados, amigos, o homem e Deus. Rio de Janeiro, 17 de Janeiro de 2013 - 05:55 GMT -3 Atualização: 21-01-2013 - 00:34 O Álbum tem muitas novidades, que serão mantidas em segredo até o processo de divulgação começar. Mas há destaques que podem ser citados, como por exemplo a música " Canção para Meu Filho ", que já foi interpretada pela cantora Eyshila em seu Álbum "Mais Doce Que o Mel" lançado pela MK Publicitá. Com várias regravações de sucessos de sua própria autoria, Saulo Valley tem escolhido cada canção de acordo com seu objetivo particular de falar para um público específico: Apenas os  sentimentais . Resgatar o valor do amor equilibrado e influenciar o mundo a ser mais humano é um destes objetivos claros do pro

CD A Vida é Linda do cantor e compositor Saulo Valley

Conheça mais um pouco da voz e do talento do cantor e compositor Saulo Valley. Com mais de 400 músicas gravadas por grandes intérpretes e mais de 5000 composições em seu riquíssimo acervo de músicas cristãs de todos os rítmos e todos os estilos. A primeira composição de grande sucesso foi interpretada pelo Grupo Altos Louvores. "Preciso te Dizer" emocionou o Brasil com uma melodia doce ainda mais intimista com a interpretação da cantora Eyshila, que na época havia completado seus 17 anos. Depois dela as músicas foram pipocando nas rádios e abrindo um era de grande bênção na vida deste dedicado compositor e ministro de louvor. Apaixonado por evangelismo e missões, ele dedicou a maior parte de suas composições para a evangelização e para a exortação da igreja. Músicas como Falsa Aparência. Recomeçar, Preciso te Dizer, Preciso ter vida, Escola de Soldados, Quando a Igreja Ora e Cilada, ganharam o Brasil cristão e não evangélico. Agora comemorando 30 anos dedicados ao lou