Pular para o conteúdo principal

Igreja comercial e a Igreja Missionária, qual escolher?

A igreja cristã hoje está se dividindo em duas vias distintas: a Igreja Comercial e a Igreja Missionária. Dois rumos completamente opostos na pregação do Evangelho de Jesus. Conheça melhor as suas escolhas:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 11 de Maço de 2013 - 09:22 GMT-3

   O evangelho de Cristo tem sido pregado à todas as nações e a igreja tem sofrido profundas transformações à contar dos primeiros anos de vida da chamada "Era Cristã". A igreja brasileira tem sido fortemente influenciada pela igreja americana ao longo de pelo menos 50 anos. Anos antes a igreja britânica exercia maior influência, e esta influência durou cerca de 150 anos. Hoje a Igreja americana sofre dramática falência e a culpa desta tragédia tem sido a capitalização generalizada de todos os valores éticos, sociais, morais e espirituais no país.  O "Efeito Dominó" tem sido notado no Brasil com claro retardamento de 10 anos. Mesmo assim, a igreja brasileira caminha para o mesmo estágio que a igreja dos EUA viveu na era pós "Jimmy Swegart".

A igreja eletrônica

   O Pastor Jimmy Swegart, que liderou a audiência televisiva evangélica em todo o mundo durante a década de 80, foi o ícone de uma era que poderia se considerar o cume da igreja cristã na América do Norte. Em 1988, o Pastor Jimmy Swegart foi flagrado com uma prostituta num motel no Texas e sua carreira só não terminou porque teve coragem de se apresentar diante das câmeras de todo o mundo e confessar seu erro e pedir internacionalmente o perdão à Deus e à igreja cristã expectadora.


   Esta história triste e angustiante parece ter sido um fato isolado na vida de um homem dedicado à obra de Deus, correto? Errado! Com a queda pública do maior ícone da igreja pentecostal no mundo, a perseguição do governo americano sobre seu ministério e o enfraquecimento da fé de trilhões de pessoas que deixaram o convívio de suas igrejas para assistir aos cultos da "Cruzada Jimmy Swegart" que era transmitido pela TV todos os sábados pela manhã e em determinada época passou a ser transmitido nas manhãs de domingo em alguns estados brasileiros. Estava iniciada a era da Igreja Eletrônica no Brasil.

   Desde então os cultos eletrônicos passaram a ter maior valor e as igrejas que investiam mais em locações de espaços televisivos, passou a ter maior status e maior número de adeptos, dízimos e ofertas, entre outros benefícios. Esta se tornou a verdadeira corrida pela audiência cristã e aumentou o fluxo de pessoas que migram de igreja em igreja, de acordo com a qualidade de suas programações televisionadas!
   A maioria destas igrejas acabaram se tornando empresas e passaram a oferecer todo tipo de produtos que atendiam a necessidade do povo de Deus. Multiplicaram-se as chamadas "Igrejas-empresas", com estúdios próprios de TV, Rádio, gráfica, editora, gravadora, livrarias e até hospitais.  Estas igrejas investiram em infra-estruturas como ar-condicionados, poltronas acolchoadas, equipes profissionais de filmagem, e um gigantesco corpo de pastores auxiliares e obreiros, para atender ao grande número dos que buscam socorro espiritual, emocional e físico. Mas com o passar da última década, estas "igrejas-empresas" também cresceram em escândalos e em "merchandising", transformando as ovelhas em nada mais que "público consumidor".

   Por outro lado há no meio cristão pequenas igrejas. Lotadas com seus 30 membros em média, cujas reuniões são quase que anônimas e suas atividades quase nunca são notadas. Muitos destes pastores, são vistos como iniciantes, mas a verdade é que nestas pequenas igrejas há um grande número de obreiros e pastores que decidiram "não se contaminar com os manjares" desta terra, e buscaram viver e morrer para pregar um evangelho genuíno, sem máculas e sem distorções comerciais. Muitas destas igrejas não conseguem pagar suas próprias despesas, mas seus pastores e obreiros utilizam seus salários para mantê-las!  Lá, pessoas simples, humildes e carentes encontram maior apoio espiritual e maior envolvimento da igreja. São muitas destas pequenas igrejas que estão perto da casa dos que mais precisam e estão sempre prontas para abençoar a vida daqueles que buscam desesperados por uma orientação e até mesmo uma ajuda humanitária. Igrejas e pastores apaixonados que são capazes de vender as roupas que usam para manter centros de recuperação de viciados, prostitutos e prostitutas, abrigos para quem não tem casa e viúvas e viúvos isolados ou rejeitados pelos familiares.

   São nestas pequenas células do corpo de Cristo, que é possível encontrar seus pastores seu terno amassado e as vezes um pouco sujo de graxa da velha Kombi da igreja, e suas ovelhas nas praças públicas, nos guetos e becos, tentando resgatar almas e vidas das mãos do inferno. Enquanto que a maioria das igrejas televisivas vivem para arregimentar membros de muitas igrejas que não podem oferecer um culto confortável com ar-condicionados, poltronas reclináveis, maquininhas de cartões, estacionamentos próprios cobertos e sistemas de TV com transmissão em tempo real.

  Então se você entende que este texto não visa generalizar nem radicalizar para qualquer dos lados, vai perceber que as escolhas na verdade, são apenas duas (na maioria das vezes).

   Há quem diga que a igreja de hoje é puro comércio. Mas posso afirmar que apesar de muitos pastores terem se influenciado na falida igreja americana para estabelecer seu próprio ministério, há igrejas cujos pastores se influenciam na milenar igreja de Jerusalém, para construir suas bases e princípios de conduta sacerdotal. Eu acredito neles, porque posso citar um monte de nomes e endereços dos quais me orgulho de ter conhecido e de conhecê-los à cada novo dia!

   Efeito "Jimmy Swegart"

   É claro que quando se trata de seres humanos, não há qualquer lógica em exigirmos que as pessoas sejam perfeitas, porque na verdade e sem demagogias, ninguém conhece um ser humano perfeito sequer! Não importa a profissão, o religião, a formação e muito menos a posição social. 100% dos homens e mulheres desta planeta estão próximos de cometer erros, se deixar levar por provocações humanas ou perder a noção da realidade; ou mesmo de trocar a dura vida do evangelismo cristão, pela confortável e fácil vida do evangelho comercial! Vender coisas que possuem o nome de Jesus não nos faz servos de Jesus, se não somos compromissados com ele. E independente do quanto de dinheiro eu ou você possamos ganhar nesta vida, toda esta fortuna ficará entregue às traças e provavelmente será a causa de muitas guerras familiares e disputas que dividirão seu ministério em muitas partes, no seu primeiro sinal de debilidade física!

   Então no fim de tudo só nos restará saber se durante nossa existência cumprimos nosso dever, ou nos assemelhamos aos servos infiéis ( Mateus 25: 14-30) que enterraram seus talentos para que não fossem roubados (ou para não compartilhá-los com os que precisavam). Viver para vender orações, livros, bíblias, e souvenires da Cruz de Cristo não nos faz mais cristãos. Este pequeno valor monetário pode ajudar apenas materialmente e temporariamente, mas o evangelho de cristo não se resume nisto. Há um mundo de felicidade e libertação a ser promovido, e nossas escolhas podem fazer com que milhares de vidas carentes no mundo permaneçam carentes... Ou não! Qual é o evangelho que você escolhe? Prefere vender sua alma por umas moedas de prata? Trocar sua vida com Deus e a felicidade de milhares e milhares de vidas por um prato de lentilhas?

Você pode gostar disto:

   Ouça o programa "O Senhor da Seara" na internet ou sintonize na Rádio Continental AM 1520 de segunda a sexta das 16:00 as 16:30  e no sábado das 15:00 as 15:30 (GMT-3).

   Pedidos de Oração podem ser feitos ao vivo no twitter: "PedidosdeOracao" na página do Facebook: "Pedidos de Oração".

   Leia ainda:  "Momentos de angústia, desafio e sofrimento exigem muita oração.

O mundo é cruel e a vida é um desafio sobre-humano para a maioria das pessoas que aqui vive. Não há nada mais poderoso que a oração. Ela eleva a fé, a autoestima e a coragem para vencer os desafios mais "intransponíveis". - Saulo valley Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Valdemiro de novo!?

Ele entrou no barco. Ficou enguiçado. Não foi resgatado por Jesus. Ficou 8 horas à deriva e o o grupo de Salvamar foi buscá-lo. Porque nem quando foi esfaqueado nem agora houve o milagre?  - Continue Lendo Snapshot Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2017 A que ponto a igreja chegou, cada vez mais rico e a igreja Mundial do Poder de Deus à cada dia mais pobre, o pastor Valdemiro (ex-discípulo do Bispo Macedo da Igreja Universal) desafiou mais uma vez seu público a doar uma determinada soma de dinheiro. Técnicas cada vez mais audaciosas de intimidação e traumatização do psicológico levam pessoas a cederem seus recursos e bens em troca de uma prometida benção, uma cura ou um súbito milagre. O fato é que os pastores brasileiros evoluíram nas técnicas explorativas, intimidado em nome de Deus e seu filho as pessoas a doarem (pra ele e não pra Deus, porque Deus é dono de todo ouro e toda prata) seus poucos recursos. Confuso com a li...

Wikigospelleaks: "Eu vim para os enfermos...prostitutas, ladrões..."

Por Saulo Valley em 31 de Dezembro de 2010 as 07h09min Jesus disse: "Eu vim para os enfermos... Prostitutas, ladrões..." É na igreja, o lugar que você encontra as pessoas com as piores histórias de vida. Também é a igreja a instituição que tem o maior índice de recuperação de pessoas que viviam à margem da sociedade e da lei. Mas algumas não mudaram de tudo. Mudaram o estilo de vida e não de caráter. Por exemplo: Existem as pessoas (grande maioria) que sonham com a vida artística e nada conseguem. Quando descobrem que na igreja, vão encontrar um espaço e um determinado público, juram de pés juntos que se converteram. Gravam discos, preparam apresentação e saem pelo mundo tentando impressionar com seu alto grau de interpretação de uma pessoa realmente santificada. Isto também acontece com artistas consagrados popularmente, que quando se vêem em total decadência, decidem procurar um novo público, indo se aventurar do meio cristão. Gravando músicas religiosas eles ma...